Por: Nathalia Porto

A religião é e sempre foi relatada e demonstrada de diferentes maneiras na sociedade, seja por meio de jornais, revistas, artigos, documentários, entre outros, a discussão acerca da temática é sempre levantada em questão, se mostrando atemporal e transcendental, sendo registrada e repassada ao longo da história muitas vezes de maneira polêmica, com muita diversidade, levantando inúmeras questões. Como já dito anteriormente, essas questões, diversidade, polêmicas sempre foram relatadas, e uma maneira de se relatar foi por meio de filmes, documentários e series, trazendo à esfera da religião outra visão sobre o assunto, ampliando-se assim a possibilidade de ter acesso às diferentes religiões, cultos, crenças, cultura religiosa etc. Além disso, com a indústria do cinema e televisão é ligada também à religião, aumentou-se a informação e o debate acerca da questão e também pôde-se “maquiar” e especular mais sobre o assunto.

Atualmente, há inúmeros filmes, documentários e series (fictícios ou fatídicos) que abordam e trabalham com a temática religiosa. Entretanto, o tema era trabalhado e abordado no cinema há tempo, com filmes como A Paixão de Joana d’Arc em 1928, Luz de Inverno em 1967, entre outros. O cinema brasileiro também possui filmes com influências do tema, como o Auto da Compadecida de 1999; e o tema não fica preso a um único gênero cinematográfico, a abordagem da religião no cinema é realizada muitas vezes com filme de terror, comedia, tragédia, ficção etc, mostrando como a pluralidade religiosa pode ser explorada em diversos gêneros de filmes. Assim, devido às inúmeras possibilidades de obter conhecimentos sobre o tema por meio de filmes, series e documentários, será listado abaixo alguns filmes baseados em temas religiosos. Claro, sempre lembrando que nem tudo á fatídico já que estamos falando do mundo cinematográfico, porém olhos analíticos podem tirar bom proveito desta lista para compreender a lógica da liberdade religiosa e os seus limites.

codigo da vinci

O Código Da Vinci: Lançado em 2006, o filme é baseado na obra literária de Dan Brown, O Código da Vinci. Sinopse: “A história do filme é sobre um famoso simbologista, Robert Langdon, que foi convocado a comparecer no Museu do Louvre após o assassinato de um curador. Esse assassinato deixa uma serie de símbolos e pistas estranhas para Robert Langdon decifrar, tais símbolos e pistas desenrolam em uma serie de mensagens ocultas nas obras de Leonardo da Vinci, que indicam a existência de uma sociedade secreta que tem por missão guardar um segredo que já dura mais de 2 mil anos.”

Referência religiosa: Utiliza de referência de fundamentos do cristianismo no livro/filme, por meio: da Opus Dei, instituição da Igreja Católica, com o quadro A Última Ceia de Leonardo da Vinci e a relação de Jesus e Maria Madalena. Importante lembrar que o filme e os pressupostos cristãos feitos ao longo do filme são FICTÍCIOS!

  • Filme disponível no Netflix!!

post nath

Spotlight: Filme lançado esse ano (2016). Sinopse: “uma história real, de um grupo de jornalistas de Boston que reúne diversos documentos e materiais que provam a existência de diversos casos de abuso infantil, causados por padres católicos.” O filme se passa no ano de 2001, época em que os casos existentes de pedofilia e abuso sexual infantil dentro da Igreja Católica eram até então ocultados da sociedade.

Referência religiosa: O filme possui foco na Igreja Católica, entretanto o foco não está voltado aos ensinos religiosos ou crédulos da religião. A religião no filme tem um caráter voltado para o papel e a influência histórica da Igreja Católica na sociedade e seus impactos.

  • Disponível para download!

separação

A Sepração: É um filme iraniano, lançado em 2011 e ganhador do Oscar de melhor filme estrangeiro em 2012. Sinopse: “Nader e Simin divergem sobre a possibilidade de deixar o Irã. Simin quer deixar o país para dar melhores oportunidades a sua filha, Termeh. Nader, no entanto, quer continuar no Irã para cuidar de seu pai, que sofre do Mal de Alzheimer. Chegam a conclusão de que devem se separar, mesmo ainda estando apaixonados. Sem uma esposa para cuidar da casa, Nader contrata uma diarista para ser responsável pelos afazeres domésticos e por tratar da rotina de seu pai. Porém a diarista está grávida, e trabalhando sem o consentimento de seu marido, condições que junto a um terrível incidente, levará as duas famílias a um julgamento de cunho moral e religioso.”

Referência religiosa: O filme trata da questão religiosa através dos fundamentos do Islamismo. Mostrando a divergência existente entre os próprios adeptos, como alguns são muito doutrinados aos ensinamentos do Alcorão e outros não possuem o mesmo apego aos mesmos ensinamentos. O filme também analisa como a questão religiosa afeta a questão social, que os religiosos que não possuem grande apego religioso são vistos socialmente como menos “culto”.

  • Infelizmente não está disponível no Netflix, mas há versões para download e online!!

post nath 2

As aventuras de Pi: Filme inspirado no livro de Yann Martel, de mesmo nome; lançado em 2012, o filme conquistou inúmeros prêmios como Oscar. Sinopse: “Uma família de um dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia, decide se mudar para o Canada, viajando a bordo de um imenso cargueiro. O navio naufraga e Pi consegue sobreviver em um barco salva-vidas. Perdido em meio ao oceano Pacífico, ele precisa dividir o pouco espaço disponível com um tigre-de-bengala chamado Richard Parker.t Que acaba por realizar o resto da sua viagem.

Referências religiosas: Diferente dos filmes citados anteriormente, esse não possui foco em uma única religião ou crédulo, logo ao longo do filme o protagonista se “relaciona” com diferentes religiões sem mesmo saber, porém vê a necessidade de se relacionar com um algo maior dada a sua situação em estar no meio do mar sozinho (aliás, com um tigre!). O filme trabalha com a questão da fé em deus e essa fé existe em diferentes visões/religiões, não havendo no filme uma religião “certa” ou “errada”. Logo, é trabalhado muito uma visão de fé no filme.

  • Disponível para download e assistir online!!

post nath 3

Documentário Alcorão de Coração/ Alcorão de Cor:  Documentário realizado pela HBO, encontrado em ambos os nomes. Sinopse: “Todos os anos, durante o Ramadã, crianças islâmicas em todo o mundo comparecem a concursos, nos quais recitam todas as 600 páginas do Alcorão. Muitas dessas crianças sequer compreendem o texto decorado, escrito em árabe antigo. No Cairo, no Egito, acontece o mais antigo e tradicional desses concursos, atraindo mais de 100 crianças de 70 países do mundo. O documentário acompanha a participação de Nabiollah, do Tajiquistão; Djamil, do Senegal; e Rifdha, das Ilhas Maldivas, uma das poucas meninas a participar da competição”.

Referência religiosa: O documentário realizado pela HBO mostra como uma doutrina religiosa pode ser realizada de maneiras diferentes e por diferentes idades. O documentário retrata um aspecto do mundo mulçumano mostrando diferentes “lados” dessa crença.

  • Disponível na HBO e na internet via youtube ou download

 

Anúncios