Por Ana Carolina Campos.

Primeiramente, você sabe o que é um DPO? O Documento de Posição Oficial é um documento no qual você deve escrever a forma como seu país se posiciona sobre o assunto debatido no comitê (no nosso caso, sobre a liberdade religiosa e os seus limites), de acordo com suas políticas externas. O processo da realização do DPO pode ser algo complicado. Pensando nisso, seguem algumas dicas de como produzi-lo.

O primeiro passo para a construção de um bom DPO é você pesquisar como o seu país se comporta no cenário internacional e nacional sobre o determinado assunto tratado no comitê. Tente não fugir de sua política externa, pois dessa forma você irá enriquecer seu discurso e se tornará mais fácil identificar possíveis alianças dentro da simulação.

O Documento de Posição Oficial segue todo o rigor de diplomacia que temos dentro do comitê, ou seja, deve-se manter um português coloquial, evitando gírias, palavras de baixo calão ou posicionamentos não diplomáticos sobre qualquer outra delegação. Esse deve ser escrito em 1 (uma) lauda em fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 11 ou 12 e espaçamento de 1,5. É obrigatória a bandeira do seu país e a bandeira do comitê, além do cabeçalho com nome oficial do país, nome oficial do comitê, nome completo do delegado e nome da escola. Não se esqueça de imprimir o documento.

Para facilitar, no primeiro parágrafo tente fazer uma apresentação geral de sua delegação; no desenvolvimento (que não deve passar de 2 ou 3 parágrafos não muito grandes) você deverá explicar a posição do país e no último parágrafo escreva sobre suas expectativas ou até mesmo possíveis ações para resolução dos problemas debatidos no comitê. Seja didático, pois esse documento será entregue para a mesa no primeiro dia de simulação, para consulta de todos os outros delegados durante os dias de debate.

A fim de tornar ainda mais fácil para que você escreva seu DPO, segue um exemplo feito por mim mesma quando fui delegada do ACNUR 2015 (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados). Espero que tenha te ajudado! Até dia 12!

modelo-de-dpo

Anúncios